¿Que entendemos como comportamento do mercado financeiro?

 

Suponho que muitos se perguntarão a que se refere com comportamento do mercado financeiro, ¿talvez possamos prever ou saber como se movera algum ativo financeiro antes de isto ocorra? Bem, infelizmente para aqueles que queriam uma resposta mágica vamos dizer que não, NÃO existe uma fórmula que nos diga isto se movera seguro e vai tomar esta direção. Então… ¿se pode entender o comportamento do mercado? Bom embora isso não um trabalho que faremos de um dia para o outro, SIM é possível entender o comportamento do mercado. “Devemos esclarecer que nem sempre é 100% lógico, mas se nós analisarmos todos os pontos vamos entender”. Para entender um pouco mais porque algo sobe ou baixa faremos uma breve explicação dos fatores que afetam o mercado.

 

Fatores que afetam o mercado

 

Se lermos um pouco encontraremos que existem três campos, o primeiro é a Demanda do mercado é a segunda e a Oferta do Mercado e para finalizar encontramos o Equilíbrio do mercado. Para o campo de investimentos acontece algo semelhante por não dizer igual, embora alguns possam começar pela demanda ou outros por a oferta, nos vamos começar por a demanda que seria a necessidade de qualquer produto, já seja de matérias primas, investimentos ou apenas poupança. Na atualidade podemos investir em renda fixa ou renda variável que neste caso são investimentos de especulação como as opções binárias, deve haver uma demanda, deve haver uma necessidade que alguém queira investir nelas, aqui nascem às ofertas, que neste caso seriam os broker oferecendo coisas atraentes, e ali vamos encontrar o equilíbrio depois de um tempo.

 

Embora o que eu acabo de explicar é um pouco confuso para muitos, vou explicar o comportamento do mercado com um exemplo do movimento do petróleo.

 

Suponhamos que somos um país e precisamos logicamente petróleo para nossos cidadãos. Por isto sairemos ao mercado a buscar-lhe “comprar” aqui os vendedores nos darão ofertas, uma vez que vemos as ofertas veremos si e bom comprar de este provedor, ou de outro. Sem querer, o preço do petróleo sobe, baixa, volta a subir como podemos observar no gráfico do petróleo. A vários fatores de seus altos e baixos mas o principal é que, quando há mais compradores mais custoso será seu valor, quando menos compradores tenhamos mais baixo será o valor porque seu preço é mais barato para atrair compradores. Aqui pouco a pouco surge o equilíbrio.

Como vemos na imagem o mercado tem uma tendência baixista, mas ainda assim baixista o mercado não baixa diretamente muitas vezes faz retrocessos, a nossa estratégia muitas vezes não olha isso,  portanto devemos acrescentar esse comportamento do mercado para que muitos sinais falsos não nos afetem.

Graficos em tempo real para opcoes binárias_opt

 

¿De que me serve eu saber tudo isso?

 

Excelente pergunta, porque você dirá que eu perdi 5 minutos da minha vida para ler isto, pois a resposta não serve de muito. Muitos dos investidores só se concentram em indicadores mágicos, sinais de outros sites, fazer milhares de testes da nossa estratégia si não entendemos o comportamento do mercado, devemos saber desde o início que não somos nada, se muitas vezes grandes fundos de investimento que movem mais de 100.000 milhões de euros em compra e venda arrastando o mercado perdem porque não podem fazer o que eles querem, que podemos fazer nós com 10.000 euros e em muitos casos pessoas que começam com 300$. Por esta razão devemos ver o comportamento do mercado e a partir de isto seguir a nossa estratégia aplicada a isso, embora seja mais trabalho, primeiro devemos  ver porque se move, qual e a razão, em seguida aplicar a nossa estratégia e ver se há é algum tipo de sinal da nossa estratégia para operar.

 

Si em alguma ocasião receberam publicidade das famosas folhas não agrícolas ou sobre os tipos de interes, você pode saber que, como resultado do mercado está se movera para um lado ou outro. Ainda que é uma estratégia básica e simples que muitos investidores iniciantes usam ganhando no inicio bastante dinheiro, sempre chega o problema de que não entram quando eles devem ou talvez não entendem o sentimento.

 

Uma situação muito comum é que muitas vezes se os dados sobem mais do que deveria subir o preço dispara, assim que muitas vezes só esperam um dato e compram; grave erro, muitas vezes não entendemos qual e o sentimento dos investidores qualificados e talvez este número não o tomam nada bom e vai dar uma direção diferente do que o esperado e uma ou outra razão muitos investidores investem em 10 20 30 ou 50% em uma operação que pensavam que era segura e perdem todo o seu capital em tais operações.

Lembra que a nossa psicologia trading não deve afetar a maior ferramenta que temos é o controle de capital.

¿Como calcular rapidamente o sentimento do mercado?

Bom, saber exatamente o sentimento real do mercado é difícil, a ciência certa devemos ter muito conhecimento, anos e anos de experiência e acima de tudo entender que não somos deuses e pode que não vejamos tudo, mas ainda assim temos algumas dicas que podem ser úteis .

 

  1. Veja a tendência do mercado, neste caso podemos usar médias móveis.
  2. Leia a imprensa financeira, sempre pode dar-nos dados úteis, aqui tem, por exemplo, http://economico.sapo.pt/
  3. Veja reuniões ou dados fundamentais dos países em caso de índices, matérias primas e moedas. Em caso de ações recomendo estarmos pendentes dos resultados.
  4. Ouça uma e outra vez o que dizem os especialistas, ler e usar a sua razão para ver que faz sentido ou o que não.

 

 
 

Write A Comment